sexta-feira, 18 de junho de 2010

O valor do ser humano

Objetivos Gerais
-> promover o respeito ao outro;
-> cultivar o olhar trascendente, desenvolvendo uma mentalidade que não nega as diferentes formas de obter o conhecimento, como a Ciência e a Religião;
-> promover a fé.


Objetivos Específicos
-> destacar a visão sobre a importância da mulher;
-> diferenciar os valores femininos dos masculinos.


Público alvo
->Adultos e principalmente mulheres.


O que mais valorizamos em uma mulher?
A beleza, a fragilidade, a sensibilidade eo instinto maternal são normalmente os aspectos mais valorizados em uma mulher.


E em um homem?
Valorizamos em um homem a forma com que são racionais e durões, a coragem, a força e o instinto protetor.


Como homens e mulheres cultivam a qualidade da fé em suas vidas?
O cultivo da fé entre ambos é expresso de maneira individual, diferente de antigamente que as famílias inteiras iam às igrejas, hoje o cultivo da fé vai de acordo com a necessidade de estar bem e feliz.


Encontrar uma definição para cada uma das qualidades listadas.
Beleza- ter uma aparência divina!
Fragilidade- uma pessoa vulnerável;
Sensibilidade- ser emotivo;
Instinto maternal- a proteção e o amor que a mão tem pelo filho;
Racional- pessoa que pensa, raciocina;
Durão- "não dar o braço a torcer";
Coragem- não ter medo das coisas;
Força- ter muscúlos;
Proteção- auxiliar alguém.


Justificar as escolhas dessas qualidades, inclusive exemplificando-as.
As características escolhidas para exemplificar as mulheres estão relacionadas aos fatores sentimentais (ex: o amor maternal). E as características para representar os homens estão relacionadas à razão, devido as vários fatores históricos como a caça e a proteção familiar.


Encontrar outras qualidades complementares
Mulher -> perfeccionismo
Homems -> é menos detalhista



Cordel
Um dia eu estava liso
Sem ter nada que almoçar
Quando a mulher dum doutor
Mandou a mim convidar
Para cantar um pouquinho
Para ela apreciar

Ora, com esse recado
Fiquei bastante animado
Fui numa venda vizinha
comprei um almiço fiado
E mais tarde cominhei
Para acudir o chamado

Já na casa do doutor
estava o povo esperando
E logo assim que cheguei
A mulher foi me avisando
Que eu não cantasse peleja
Porque achava execrando

Eu lhe respondi: senhora
Pois será de bom mister
Eu cantar no seu salão
Sobre o valor da mulher
Ou sobre o valor do homem
Se caso o doutor quiser

O doutor me disse cante;
Mas quero principalmente
Que elogie a mulher
Pois sempre fico contente
Onde se eleva a mulher
Por ser o melhor evidente

Também quero que elogie
Ao homem, porém ao fim
E vamos logo à mulher
Porque isso agrada a mim
Então com ordem dele
Comecei cantando assim:

Não acreditava no amor
E nem queria acreditar
Mas conheci sua filha
Que me fez me transformar
Em algo diferente
E fez meu coração bilhar

Tamanha fragilidade
Acabou me conquistando
Tamanha 'boniteza'
Acabou me encantando
E no embalo da canção
Me vi me apaixonando

Eu que sempre fui durão
Que nunca estendi a mão
Me perdi com sua paixão
E pra você dou meu
Pequenino coração
Dominado pela razão

Me prendi em um círculo
Onde não tem mais volta
E o mundo sem você
Já não mais importa;
Eu só quero ter você
E isso é o que importa

Quero viver ao seu lado
Mesmo que haja obstáculo
Pois junto a ti, querida
Tudo vira um espetáculo
Mas meu mundo sem você
Vira um grande espiráculo

Carla, razão do meu existir
Ponho aqui meu sentimento
Não consigo viver sem ti
Por isso sob juramento
E permissão do doutor
Peço lhe em casamento!!!

Um comentário: